quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Texto e exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

Leia o texto abaixo, publicado por Luiz de Alencar Araripe no livro História das Guerras (organizado por Demétrio Magnoli. São Paulo: Contexto, 2006). Ele trata de algumas consequências da Primeira Guerra Mundial. Em seguida, responda as questões propostas.

[…] Durante a Guerra Franco-Prussiana morreram 250 mil, e na Guerra de Secessão americana, cerca de 420 mil. A Grande Guerra bateu todos os recordes de perdas humanas, girando as estimativas de mortos em combate em torno de 10 milhões. As seis maiores batalhas — a do Somme em primeiro lugar, com 1 milhão de mortos — respondem por mais de 30% do total de vítimas fatais em combate. O número de feridos foi a 20 milhões.
Os mortos da guerra estavam na faixa de 19 a 40 anos. A população envelheceu, a proporção de mulheres aumentou. A guerra deixou 630 mil viúvas na França e um número ainda maior na Alemanha. A mulher libertou-se: fora chamada a trabalhar nas fábricas e na agricultura e, quando terminou a guerra, não seria mais apenas “do lar”. Porém, são óbvias as conseqüências negativas da guerra sobre os índices de crescimento demográfico e de produtividade.

Na guerra, a cavalaria e a maior parte dos transportes era hipomóvel, e os cavalos — cuja proporção era de um para três homens, deram sua contribuição à morte e ao sofrimento. Ainda maior que a mortandade causada pela guerra foi a trazida pela gripe espanhola de 1917-18, pandemia que matou 20 milhões em 28 países, neles incluído o Brasil. Só no Rio de Janeiro, causou 17 mil óbitos. 

O serviço de saúde dos exércitos em campanha, excetuado o caso das forças americanas, foi extremamente precário, tendo sido enorme o número de feridos que poderiam ter escapado à morte. Entre os inválidos de guerra, destacam-se os multiamputados e os horríveis “gueule cassées”, os “caras quebradas”, cujo sofrimento foi minorado graças ao desenvolvimento da cirurgia plástica decorrente da Grande Guerra.

A Grande Guerra começou e desenvolveu-se com cada lado seguro de defender a boa causa e de que o inimigo era a encarnação do demônio. A propaganda encarregou-se de fortalecer e difundir esse pensamento. Assim, não há de se estranhar que tenha sido uma guerra total, com o emprego de todos os recursos para alcançar a vitória. Quando ela terminou, houve quem assegurasse ter sido a última — a “guerra para acabar com todas as guerras”, introdutora de uma paz justa e eterna. O Tratado de Versalhes tem sido culpado por, em lugar disso, ter lançado o germe da Segunda Guerra Mundial, devido ao rigor de suas cláusulas. Excessivo, para uns, insuficiente para outros. [...]

Clique para ver o livro na Livraria Cultura


Questões para organizar o raciocínio
1) Quais eram os países que compunham, respectivamente, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança?
2) Construa uma breve narrativa que explique a origem do conflito.

Questões ligadas ao texto
3) A batalha do Somme (1916), citada no texto como a mais sangrenta da Primeira Guerra Mundial, foi especialmente traumática pelos ingleses, que, ao atacar juntamente com os franceses, perderam um grande número de soldados em seus conflitos com os alemães. Os conflitos na "frente ocidental" ainda resultariam em poucos avanços, embora com muitas mortes, até o ano seguinte. Sobre isto, responda:
a) Os alemães também tinham tropas na frente russa. Explique os motivos desta estratégia adotada por eles.
b) Por que as trincheiras são um dos símbolos por meio dos quais atualmente nos remetemos à Primeira Guerra?
c) Como se deu a ruptura do equilíbrio em que as forças militares se encontravam em 1917?
d) Nesta batalha citada, a do Somme, como em várias outras, houve a participação de tropas como as da África do Sul e da Nova Zelândia. Como podemos relacionar esta afirmação com o processo do imperialismo, avançado pelos países europeus desde o século XIX?

4) Os direitos das mulheres foram conquistados, ao longo da História, por meio de lutas e reivindicações por parte de incontáveis agentes históricas. O texto menciona uma maneira pela qual a Primeira Guerra Mundial criou condições para que estas lutas ganhassem força. Qual é ela?

5) A Rússia saiu da guerra, em 1917, por conta de desdobramentos da Revolução Russa. Sobre ela, responda:
a) De que maneira os governos de Lvov e Kerensky, no poder graças à Revolução de Fevereiro, lidaram com a possibilidade de saída da Rússia do conflito? E o governo de Lênin, implantado após a Revolução de Outubro?
b) Caracterize o Tratado de Brest-Litovsk.

6) O texto caracteriza a Primeira Guerra como uma "guerra total". O que esta afirmação expressa?

7) Que tipo de críticas, segundo o texto, são usualmente voltadas ao Tratado de Versalhes? Demonstrando seus conhecimentos sobre o tratado, cite exemplos que possam embasar tais críticas. Por fim, explicite: você concorda, ou ao menos vê sentido, na ideia de que o tratado contribuiu para o surgimento de novos atritos, nos anos que o seguiram? Explique sua opinião.

Palavras cruzadas: Revolução Russa


Horizontal
2. Conselhos de trabalhadores, formados a partir de 1905, cujos líderes eram eleitos pelos colegas de fábrica; informavam e mobilizavam os trabalhadores.
5. Sigla: "Nova Política Econômica": por meio dela, após a Guerra Civil, Lênin buscou estimular a agricultura, combater a fome e se aproximar dos camponeses. Retomou alguns traços capitalistas.
7. ________  _______________  __: preencher, respectivamente, com o título do monarca absolutista derrubado em fevereiro de 1917; com o nome do mesmo; e com seu número referente à sucessão dinástica (exemplos: Rei Luís XIV, Imperador Pedro II. Não utilizar espaços).
9. "Guerra _____": conflito pelo controle da Coréia e da Manchúria, devido ao qual o czar Nicolau II perdeu popularidade. (Incluir hífen.)
10. Facção do Partido Operário liderada por Lênin. Significa "maioria". Em 1912, torna-se um partido próprio.
13. De 24 para 25 de outubro de 1917, foi tomado pelos bolcheviques. (Não utilizar espaços).
15. 15. Destacou-se em 1917; negociou o tratado de Brest-Litovsk, entre russos e alemães; liderou o Exército Vermelho; chegou a atuar entre os mencheviques; defendeu a ênfase na internacionalização da revolução. Morto no México, após ser expulso por Stálin.
16. Criada com o intuito de propagar a revolução comunista pelo mundo. Na Segunda Guerra Mundial, viria a ser o bloco rival do capitalista, este liderado pelos EUA. (Duas palavras, a primeira com cinco letras. Não utilizar espaços.) 
17. Enfrentou o Exército Vermelho entre 1918 e 1921, na Guerra Civil.

Vertical
1. Facção do Partido Operário liderada por Martov. Significa "minoria".
3. "Partido _____ Social-Democrata Russo": influenciado por Marx, defensor da revolução social.
4. "Revolução de _____": derrubou o czar e instituiu governo liderado por Lvov (depois por Kerensky); derrubado em outubro.
6. Parlamento; convocado em 1905 para elaborar uma constituição, foi suspenso pelo czar.
8. Título do governante russo até 1917.
11. Líder bolchevique, morto em 1924.
12. A partir de 1921, foi o único partido permitido na Rússia, sendo proibidas dissensões dentro do mesmo (iniciais).
14. Defensor da ênfase no "socialismo em um só país", inicialmente; governou Rússia entre 1929 e 1953.

   

Gabarito
Horizontal: (2) Sovietes; (5) NEP; (7) Czar Nicolau II; (9) Russo-japonesa; (10) Bolchevique; (13) Palácio de Inverno; (15) Trótski; (16) União Soviética; (17) Exército Branco.
Vertical: (1) Menchevique; (3) Operário; (4) Fevereiro; (6) Duma; (8) Czar; (11) Lênin; (12) PC; (14) Stálin

Observações
Você pode modificar as definições acima livremente. Já se quiser modificar as respostas ou o ordenamento das palavras, pode fazê-lo acessando o site http://www.crosswordpuzzlegames.com, que é onde eu crio estes jogos. (Depois de criá-los, dou um print screen, copio para o Paint, recorto a imagem do jogo, colo no Word junto com as respostas e monto num arquivo de uma folha para usar em sala como exercício.)