quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atividade em grupo sobre Idade Média: Madeira, Ferro e Pedra

Leia o texto abaixo, adaptado de um trecho de A Civilização do Ocidente Medieval, de Jacques Le Goff, e responda as perguntas a respeito:

Madeira, Ferro e Pedra

A Idade Média é o mundo da madeira. Este era então o material universal. Muitas vezes uma madeira de qualidade medíocre, e ainda assim em peças de pequeno tamanho e mal trabalhadas, raramente encontrada em troncos de tamanho grande.

A madeira fornece ao Ocidente medieval um de seus principais produtos de exportação, já que no mundo muçulmano as árvores eram raras. A madeira foi a maior viajante da Idade Média ocidental, sendo também transportada sempre que possível na água (flutuando ou a bordo de navios).

Um outro produto de exportação para o Oriente é o ferro – mais exatamente, as espadas. A capacidade de fazê-la é uma herança dos bárbaros, cujas técnicas metalúrgicas originaram-se dos povos da Ásia central, terra dos metais. Mas aqui tratava-se de um produto de luxo. Ao contrário da madeira, o ferro era raro no Ocidente medieval.

O material que rivaliza com a madeira na Idade Média não é o ferro, mas a pedra. Por causa da sua raridade, o ferro fornece em geral apenas um pequeno complemento: pregos, ferragens, correntes que reforçam os muros...

Mas o tempo, que tudo idealiza, deixou visíveis a nós apenas as partes duráveis e fez desaparecer o perecível. E quase tudo era perecível. Assim, a Idade Média parece para nós uma gloriosa coleção de pedras das catedrais e dos castelos. Mas estas pedras representam apenas uma parte muito pequena do que existiu. Esta ilusão do tempo não nos deve enganar.
 
Adaptado de LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2005.

Destaque no texto, sublinhando e numerando:
  1. As relações comerciais entre o Ocidente medieval e o mundo islâmico.
  2. A origem das técnicas metalúrgicas utilizadas na Idade Média européia.
  3. O meio de transporte utilizado no transporte das madeiras.
  4. O produto mais utilizado na Idade Média, dentre os citados no texto.
  5. O produto mais lembrado pelas pessoas do nosso tempo, quando pensam em Idade Média.

O grupo deverá entregar um texto que responda as perguntas abaixo e desenvolva outras reflexões relacionadas a elas. Este texto se originará de uma troca de ideias entre os membros do grupo, tomando como ponto de partida o enunciado abaixo:

  1. O autor conclui o texto com a seguinte afirmação: “Esta ilusão do tempo não nos deve enganar”. A que ilusão ele se refere? Por que esta ilusão acontece? Quais outros exemplos poderíamos citar de casos em que “o tempo nos ilude”? Quais características das nossas sociedades contemporâneas podem vir a ser “ilusórias” para as pessoas do futuro?


A Civilização do Ocidente Medieval,de Jacques Le Goff.