quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Palavras cruzadas: Revolução Russa


Horizontal
2. Conselhos de trabalhadores, formados a partir de 1905, cujos líderes eram eleitos pelos colegas de fábrica; informavam e mobilizavam os trabalhadores.
5. Sigla: "Nova Política Econômica": por meio dela, após a Guerra Civil, Lênin buscou estimular a agricultura, combater a fome e se aproximar dos camponeses. Retomou alguns traços capitalistas.
7. ________  _______________  __: preencher, respectivamente, com o título do monarca absolutista derrubado em fevereiro de 1917; com o nome do mesmo; e com seu número referente à sucessão dinástica (exemplos: Rei Luís XIV, Imperador Pedro II. Não utilizar espaços).
9. "Guerra _____": conflito pelo controle da Coréia e da Manchúria, devido ao qual o czar Nicolau II perdeu popularidade. (Incluir hífen.)
10. Facção do Partido Operário liderada por Lênin. Significa "maioria". Em 1912, torna-se um partido próprio.
13. De 24 para 25 de outubro de 1917, foi tomado pelos bolcheviques. (Não utilizar espaços).
15. 15. Destacou-se em 1917; negociou o tratado de Brest-Litovsk, entre russos e alemães; liderou o Exército Vermelho; chegou a atuar entre os mencheviques; defendeu a ênfase na internacionalização da revolução. Morto no México, após ser expulso por Stálin.
16. Criada com o intuito de propagar a revolução comunista pelo mundo. Na Segunda Guerra Mundial, viria a ser o bloco rival do capitalista, este liderado pelos EUA. (Duas palavras, a primeira com cinco letras. Não utilizar espaços.) 
17. Enfrentou o Exército Vermelho entre 1918 e 1921, na Guerra Civil.

Vertical
1. Facção do Partido Operário liderada por Martov. Significa "minoria".
3. "Partido _____ Social-Democrata Russo": influenciado por Marx, defensor da revolução social.
4. "Revolução de _____": derrubou o czar e instituiu governo liderado por Lvov (depois por Kerensky); derrubado em outubro.
6. Parlamento; convocado em 1905 para elaborar uma constituição, foi suspenso pelo czar.
8. Título do governante russo até 1917.
11. Líder bolchevique, morto em 1924.
12. A partir de 1921, foi o único partido permitido na Rússia, sendo proibidas dissensões dentro do mesmo (iniciais).
14. Defensor da ênfase no "socialismo em um só país", inicialmente; governou Rússia entre 1929 e 1953.

   

Gabarito
Horizontal: (2) Sovietes; (5) NEP; (7) Czar Nicolau II; (9) Russo-japonesa; (10) Bolchevique; (13) Palácio de Inverno; (15) Trótski; (16) União Soviética; (17) Exército Branco.
Vertical: (1) Menchevique; (3) Operário; (4) Fevereiro; (6) Duma; (8) Czar; (11) Lênin; (12) PC; (14) Stálin

Observações
Você pode modificar as definições acima livremente. Já se quiser modificar as respostas ou o ordenamento das palavras, pode fazê-lo acessando o site http://www.crosswordpuzzlegames.com, que é onde eu crio estes jogos. (Depois de criá-los, dou um print screen, copio para o Paint, recorto a imagem do jogo, colo no Word junto com as respostas e monto num arquivo de uma folha para usar em sala como exercício.)

6 comentários:

  1. A 4 e a 14 não estão dando certo e nem a 15

    ResponderExcluir
  2. Que legal obrigada pela dica. Eu usava o Educolorir para fazer as minhas palavras cruzadas, mas ultimamente não esta mais dando certo, quando é para levar para word ou PDF ou para salvar .Vou tentar desta maneira que você faz. Muito obrigada. Parabéns.

    ResponderExcluir