terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Palavras Cruzadas: Estados Unidos no século XIX


Horizontal
1. A Doutrina _________, formulada por James _________ em 1823 sob o lema "América para os americanos", combatia a intervenção dos países europeus no continente americano.
5. Região cuja economia era baseada no trabalho dos escravos e amplamente voltada para o comércio exterior.
9. Território comprado da Espanha pelos norte-americanos, em 1819.
10. Importante inovação no transporte, resultantes da Revolução Industrial. Possibilitaram a expansão dos EUA para o Oeste.
11. Presidente eleito em 1861, liderou as forças do Norte na Guerra da Secessão. Foi assassinado por um defensor sulista da escravidão, em 1865.
12. Região industrializada, interessada no protecionismo econômico e no fim da escravidão.
14. País vizinho dos Estados Unidos, tendo grande parte de seus territórios invadida e tomada por eles.
15. "Corrida do _________" (1848-1849): a descoberta de _________ levou inúmeros imigrantes à Califórnia, ampliando a expansão para o Oeste.
16. Sinônimo de "Secessão", como ficou conhecida a guerra civil entre Norte e Sul dos Estados Unidos (1861-1865). Outros: cisão, divisão.
17. Território comprado da França, de Napoleão Bonaparte, pelos norte-americanos, em 1803. [Em inglês]
18. Território comprado da Rússia, em 1869.

Vertical
1. A "Doutrina do Destino __________" defendia que os Estados Unidos haviam sido escolhidos por Deus para liderar o mundo. Motivou a expansão territorial efetuada pelo país no século XIX.
2. Grupo racista fundado após a Guerra da Secessão, opondo-se, por meios violentos, à igualdade de direitos conquistada (em teoria) pelos negros. (Preencher sem espaços.)
3. Principal motivadora dos atritos entre Norte e Sul. Foi abolida em 1865, após a vitória do Norte.
4. O expansionismo dos Estados Unidos teve como uma de suas consequências a "_________ Para o Oeste", que estendeu suas fronteiras do Atlântico ao Pacífico, à custa do extermínio de vários povos indígenas e do ataque ao México
6. Iniciais da confederação formada pelos sulistas após a eleição de Abraham Lincoln, em 1861. Deu início à Guerra da Secessão.
7. Grupo indígena da Geórgia. Este grupo, como outros, foi prejudicado pela Lei de Remoção dos Índios (1830). Dica: atualmente, é o nome de um jipe.
8. Nome de um rio. De acordo com a Lei de Remoção dos Índios (1830), vários povos indígenas que viviam a leste deste rio estavam obrigados a se mudar para reservas a Oeste.
13. O Homestead Act (ou Lei da Propriedade Rural, de 1862) visava atrair imigrantes para o Oeste, garantindo posse gratuita da _________ a quem cultivasse por cinco anos.

Gabarito:
Horizontal: (1) Monroe; (5) Sul; (9) Flórida; (10) Ferrovias; (11) Lincoln; (12) Norte; (14) México; (15) ouro; (16) separação; (17) Louisiana; (18) Alaska.
Vertical: (1) Manifesto; (2) Ku Klux Klan; (3) Escravidão; (4) Marcha; (6); CSA (Confederate States of America); (7) Cherokee; (8) Mississippi; (13) terra.

Observações
Você pode modificar as definições acima livremente. Já se quiser modificar as respostas ou o ordenamento das palavras, pode fazê-lo acessando o site http://www.crosswordpuzzlegames.com, que é onde eu crio estes jogos. (Depois de criá-los, dou um print screen, copio para o Paint, recorto a imagem do jogo, colo no Word junto com as respostas e monto num arquivo de uma folha para usar em sala como exercício.)

Esta atividade está difícil propositalmente, para ser desafiadora. Para atenuar isto, sugiro deixar algumas das palavras mais difíceis no quadro, como "sobras" da explicação, e liberar a consulta ao material. Durante a correção, o importante é dar enfoque na discussão dos processos do que nos nomes da brincadeira, que são só um pretexto para tal.

O conteúdo destas palavras cruzadas é bastante amplo, então funcionará melhor como revisão, após toda a matéria já ter sido ensinada.

Um comentário: