sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Questões sobre o vídeo "A República Velha", de Boris Fausto


Vídeo a ser assistido e analisado: “A República Velha”, da série “História do Brasil”, por Boris Fausto.




Perguntas sobre o vídeo

1) Segundo o historiador, a proclamação da república foi guiada por duas forças principais. Quais? Sabendo que a constituição de 1891 adotava o modelo da república federativa, qual dessas duas forças prevaleceu?
Em primeiro lugar, Fausto menciona os partidos regionais (como o Partido Republicano Paulista), que buscavam uma república pouco centralizada. Em segundo lugar, os militares, que buscavam república centralizada. Estavam mais preocupados com a unidade nacional. As elites civis triunfam: o modelo adotado é o da república federativa.

2) Fausto menciona que a constituição de 1891 tinha um instrumento que “convidava à fraude eleitoral”. Qual era ele?
A ausência de voto secreto, que favorecia a pressão para que um cidadão votasse em um determinado candidato.

3) Qual era a principal atividade econômica da República Velha?
A produção agrícola voltada para o exportação.

4) Fausto menciona a força econômica do café produzido no centro-sul e das pequenas propriedades do Sul. Além disso, qual outro produto passa a ser relevante economicamente, na região da Amazônia, e com quais consequências para aquela região? Qual era a principal utilidade deste produto?
A borracha. Até 1910, ela foi o segundo principal produto de exportação, atrás apenas do café. Assim, a elite de cidades como Manaus e Belém enriqueceu, impulsionando a urbanização da região. Sua principal utilidade era a produção de bicicletas e de automóveis.

5) O que causa a crise da produção de borracha no Norte, a partir de 1910?
A concorrência da produção inglesas na Ásia.

6) Em regiões mais pobres do país, como o Nordeste, surgiram, na Primeira República, movimentos "messiânicos", como o de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro. De que maneira o governo lidou com o movimento?
Como Fausto menciona, Canudos foi exterminada pelo governo brasileiro em 1897.

7) Quais são os dois fatores citados por Fausto que motivaram a vinda para o Brasil, durante a República Velha, de uma grande quantidade de imigrantes?
Como ele afirma, a pobreza na Europa estimulava o desejo destes imigrantes de “fazer a América”. Os fazendeiros brasileiros, por sua vez, precisavam de mão-de-obra. Foram criados, assim, esquemas para atrair imigrantes da Europa para as fazendas de café, especialmente as de São Paulo.

8) O anarquismo é um movimento que considera qualquer forma de governo opressora aos seres humanos (literalmente, o termo significa “ausência de governo”). No Brasil, como Fausto afirma, a ideia foi trazida por imigrantes, mas se manifestou de uma maneira bastante específica: no anarco-sindicalismo. O que eram os movimentos de anarco-sindicalismo? O que estes movimentos alcançaram, na prática?
O movimento anarquista no Brasil se manifestou especialmente nos meios operários. Pretendia, em última instância, fazer uma revolução social por meio dos sindicatos. Porém, mesmo que esse objetivo não fosse viável, os anarco-sindicalistas atuaram como defensores dos direitos dos trabalhadores, em questões como a luta por uma jornada de trabalho de oito horas, igualdade de salários para homens e mulheres, etc.

9)  Após a Primeira Guerra Mundial, o anarquismo entrou em declínio, e, com a Revolução Russa, outra tendência de movimento socialista ganhou corpo. Qual? Compare esta tendência com a do anarquismo.
Com a Revolução Russa, o comunismo se fortaleceu. Os comunistas, diferentemente dos anarquistas, desejavam um Estado forte.

9) Fausto aponta o movimento tenentista como um dos "sinais de crise da Primeira República". Por quê?
O movimento tenentista demonstrava insatisfação com o sistema oligárquico. Os militares sonhavam com uma república centralizada, “que não favorecesse os Estados maiores”.

10) Fausto menciona a caracterização (bastante conhecida) da Primeira República como a “República do Café com Leite”, na qual eram frequentes as alianças políticas entre dois estados. Após citar quais, explique detalhadamente o termo.
Os estados eram São Paulo e Minas, fortes produtores de café e de leite no período. Ambos frequentemente se aliavam e, assim, se alternavam no poder. Mas é importante ressaltar que outros estados, como o Rio Grande do Sul, também eram fortes politicamente.

11) Nas eleições de 1930, Minas se aliou não a São Paulo, como era comum, mas ao Rio Grande do Sul, e apoiou a candidatura de Getúlio Vargas, na chamada Aliança Liberal. Qual foi o resultado das eleições?
A Aliança Liberal foi derrotada, e o paulista Júlio Prestes foi eleito, embora nunca tenha chegado a tomar posse.

12) Como estourou a Revolução de 1930?
Parte da Aliança Liberal não aceitou o resultado das eleições. Buscaram aliança com os tenentes. No Nordeste, com colaboração popular, a revolução triunfou rapidamente. No Rio Grande do Sul, o êxito também foi rápido, e a partir de lá uma coluna do exército marchou por toda a região sul até à capital da República, o Rio de Janeiro.

Links e créditos
Para baixar o vídeo do Youtube, clique aqui e adicione o link http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fYP9vbXSWek (créditos do upload para Paulo Alexandre).
Para baixar o torrent da série História do Brasil, de Boris Fausto, clique aqui.

Um comentário: