segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Questões sobre o vídeo "Brasil Colonial", de Boris Fausto


Vídeo a ser assistido e analisado: “Brasil Colonial”, da série “História do Brasil”, por Boris Fausto.



1) Fausto cita três fatores que contribuíram para que Portugal fosse pioneiro na expansão marítima. Quais são eles?
a) Portugal se transformou, já muito cedo, em uma monarquia centralizada, o que possibilitou a acumulação dos recursos necessários para o empreendimento; b) os portugueses aprenderam técnicas de navegação com os genoveses, por meio do comércio no Mediterrâneo; c) a posição geográfica de Portugal, na "ponta" da Europa, era favorável para a realização de tal empreitada.

2) Dentre os interesses que os portugueses tinham na realização da expansão marítima, Fausto cita dois "benefícios materiais" buscados por eles. Quais eram eles?
O ouro e as especiarias (pimenta, noz moscada, cravo, canela).

3) Para que serviam, segundo ele, as especiarias?
Para disfarçar o mau gosto dos alimentos estragados.

4) Os interesses materiais foram a única motivação dos portugueses para a realização da expansão marítima?
Não, Fausto cita também o "espírito de aventura", manifestado na curiosidade dos europeus em relação às terras mais distantes, sobre as quais circulavam várias lendas.

5) Fausto considera adequado o uso do termo "descobrimento", que por séculos foi utilizado para se referir à chegada dos portugueses ao que hoje é o Brasil?
Não, pois a terra já era ocupada pelos povos indígenas.

6) O historiador afirma que, para os indígenas, a chegada dos portugueses foi um "desastre". Cita, em seguida, três consequências desta chegada para eles. Quais são elas?
Eles foram expulsos das terras que habitavam, foram escravizados no início da colonização, e milhares deles foram vítimas das doenças trazidas pelos portugueses.

7) O Frei Vicente do Salvador escreveu, no século XVII, que os colonizadores portugueses do primeiro século e meio de existência da colônia, "sendo grandes conquistadores de terras, não se aproveitam delas, mas contentam-se de as andar arranhando ao longo do mar como caranguejos". Como Fausto interpreta esta frase?
Ele aponta que esta frase indica que os portugueses estavam muito concentrados no litoral, especialmente no do Nordeste, e explica que viam estas terras apenas como um ponto de parada para as Índias.

8) A ocupação por meio de capitanias hereditárias foi bem sucedida?
Não, elas fracassaram, com exceção da de São Vicente e da de Pernambuco.

9) Fausto menciona que, ao chegarem ao Brasil, os africanos escravizados ficavam "muito perdidos". Por quê? Como isto interessava aos proprietários de escravos?
Eles ficavam perdidos porque vinham de várias regiões da África e não conheciam uns aos outros. Aos proprietários, interessava que eles não tivessem algum grau de organização, pois prejudicava sua resistência.

10) Devido a fatores como a grande extensão do território e a diversidade de origens dos escravizados, a resistência no país foi dificultada. Mas, como Fausto afirma, ela existiu. Qual exemplo (dentre os vários existentes) ele cita?
Os quilombos, onde os escravizados fugidos se reuniam (e outras pessoas a eles se juntavam).

11) Fausto cita outra importância econômica da escravidão, além da exploração do trabalho nos escravos nas lavouras. Qual?
O comércio de escravos, que também era muito lucrativo.

12) Fausto afirma que os holandeses, ao mesmo tempo em que pretendiam tomar posse do Brasil, avançaram sobre a costa ocidental da África. Com que objetivo?
Eles buscavam controlar o comércio de escravos.

13) Quem eram os bandeirantes? Por que, segundo Fausto, eles propiciaram aos portugueses a superação de uma "frustração" em relação aos espanhóis?
Os bandeirantes eram pessoas que, saindo de São Paulo, avançavam território adentro pelo Brasil. A "frustração" citada diz respeito ao fato de que os espanhóis desde cedo encontraram ouro na América, enquanto os portugueses só o encontraram muito posteriormente, na região das Minas Gerais, por meio das explorações dos bandeirantes.
(Mas é importante quebrar a aura "heroica" que uma tradição paulista criou ao redor dos bandeirantes, ressaltando que suas atividades iam desde a captura de índios para escravização até à recuperação de escravos fugidos e à procura por metais preciosos.)

14) Os movimentos contra a dominação portuguesa, como menciona Fausto, não são exatamente movimentos pela "independência". O historiador cita um destes movimentos, e fala do espetáculo feito pela corte portuguesa na execução de um de seus participantes. Qual é o movimento e qual é o espetáculo?
A Inconfidência Mineira e o enforcamento de Tiradentes.

15) Por que, ao longo do século XVIII, a Inglaterra (maior potência política e econômica do período) se desinteressou do comércio de escravos? Como isso afetou esta colônia portuguesa?
Porque a Inglaterra havia se industrializado, se desinteressando pelo comércio de escravos, e, em vez disso, utilizando mão-de-obra "livre" (assalariada). (O professor pode ressaltar o fato de que a Inglaterra, devido à industrialização, buscava mercados consumidores para seus produtos, e que tais mercados só surgiriam com o fim da escravidão e do Pacto Colonial. O fim da escravidão permitiria que os trabalhadores se tornassem assalariados e comprassem produtos, ampliando o mercado consumidor; e o fim do Pacto Colonial era necessário para que isso ocorresse, pois ele deixava o comércio da colônia limitado à metrópole.)

16) A família real chegou ao Brasil em 1808, fugindo do imperador francês Napoleão Bonaparte. O que podemos entender da frase citada por Fausto, "a metrópole virou colônia e a colônia virou metrópole"?
É importante que o aluno perceba a "inversão" de poderes ocasionada pelo fato de que o rei não estava mais na metrópole, e sim na colônia, e que isto fortalecia a colônia em sua relação com a metrópole.

17) Fausto cita uma consequência da vinda da família real para a colônia "no plano das relações internacionais". Qual é ela? Qual "nação amiga" era a maior beneficiada por isto, e por quê?
O reconhecimento da liberalização do comércio internacional, por meio da "abertura dos portos às nações amigas". A dita "nação amiga" que de fato se beneficiava da abertura era a Inglaterra, que agora teria acesso direto aos portos do Brasil.

18) Fausto cita que "no processo da independência brasileira [...], existem duas linhas", uma mais radical e outra mais conservadora (esta ligada às elites fluminenses). Qual prevaleceu?
A conservadora prevaleceu, pois o Brasil se constituiu como uma monarquia (e não como república, como os demais países da América).

Links e créditos
Para baixar o vídeo do Youtube, clique aqui e adicione o link http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KMvjqKgPHa4 (créditos do upload para Paulo Alexandre). Para baixar o torrent da série História do Brasil, de Boris Fausto, clique aqui.

3 comentários:

  1. Muito bom!!! Foi super útil. Curso Direito e foi bem esclarecedor, estou vendo Brasil Colonial na cadeira de Direito Brasileiro. Obrigada por compartilhar o conhecimento! <3

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela força me ajudou muito ❤

    ResponderExcluir