domingo, 17 de fevereiro de 2013

Palavras Cruzadas: Paleolítico, Neolítico, "Pré-História"


Horizontal
3. São restos, ainda preservados, de seres vivos ou de suas atividades.
5. Período em que os seres humanos construíram instrumentos mais refinados que os do Paleolítico, polindo as pedras com as quais os construíam. Nessa época, alguns grupos se sedentarizaram, o que propiciou o surgimento das primeiras cidades.
6. Devido à importância da água para consumo e para a agricultura, as primeiras cidades humanas foram construídas ao redor de _________.
7. Estreito pelo qual grupos humanos passaram da Ásia à América por volta de 13.000 a.C.. Mas certamente não foi o único caminho utilizado.
8. Continente onde surgiram os primeiros seres humanos.
9. "Revolução __________": é como às vezes é chamada a mudança que, junto com a criação de animais, possibilitou a sedentarização dos seres humanos.
10. Período conhecido como "da pedra lascada". Iniciou-se em cerca de 100.000 a.C.. Os humanos conseguiam seus alimentos por meio da caça e da coleta.
12. Tipo de arte que os primeiros seres humanos praticavam nas paredes de cavernas, muito frequentemente representando animais.

Vertical
1. Termo que caracteriza qualquer grupo que não resida em um lugar fixo. Os seres humanos o eram, durante o Paleolítico.
2. Aquele(a) que vive em um lugar fixo. A humanidade pode passar por esse processo graças, dentre outras coisas, à prática da agricultura.
3. O homo erectus foi o primeiro a controlá-lo. Favoreceu amplamente a sobrevivência dos seres humanos, possibilitando o cozimento dos alimentos, o aquecimento, a iluminação, etc.
4. Teoria científica inicialmente formulada por Charles Darwin, segundo a qual as espécies são "selecionadas" pelo ambiente em que vivem, dependendo do quão adaptadas sejam a ele, e assim modificam-se ao longo do tempo.
11. Cientista dinamarquês que, no século XIX, encontrou inúmeros fósseis e outros vestígios de presença humana em Lagoa Santa.

     


Gabarito
Horizontal: (3) Fósseis; (5) Neolítico; (6) Rios; (7) Bering; (8) África; (9) Agrícola; (10) Paleolítico; (12) Rupestre.
Vertical: (1) Nômade; (2) Sedentário; (3) Fogo; (4) Evolucionismo; 11; Lund.

Observação
Você pode modificar as definições acima livremente. Já se quiser modificar as respostas ou o ordenamento das palavras, pode fazê-lo acessando o site http://www.crosswordpuzzlegames.com, que é onde eu crio estes jogos. (Depois de criá-los, dou um print screen, copio para o Paint, recorto a imagem do jogo, colo no Word junto com as respostas e monto num arquivo de uma folha para usar em sala como exercício.)


18 comentários:

  1. Pô vlw, to no sexto ano e o professor claudiney fez esta cruzada, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Aí valeu é professora do 6º ano consegui responder agora consigo vlw😎😎😎🤙🤙🤙👍👍👍

    ResponderExcluir
  3. Obrigado que Deus abençoe vçs professores e alunos������

    ResponderExcluir
  4. Obrigado que Deus abençoe vçs professores e alunos������

    ResponderExcluir